logo_cidti

 

DESENHO AUTOMATIZADO DE PERSPECTIVAS DE ESTRUTURAS EM CONCRETO ARMADO
Pedrosa, Thaís G.¹(IT); Carvalho, Roberto C.¹(O); thaisgp07@gmail.com
¹Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de São Carlos;


Trata-se de um projeto para criar rotinas gráficas para programas proprietários de desenho de forma a agilizar a construção de peças gráficas com as perspectivas de estruturas concretadas no local, visando inclusive a confecção de maquetes eletrônicas. A montagem do esquema estrutural de forma rápida é de extrema importância para que o projetista possa verificar se a solução final condiz com todas as restrições impostas pela arquitetura e se a solução apresenta um aspecto harmonioso e finalmente se não há erro grosseiro em peças não se conectando. Assim, entende-se que a perspectiva da estrutura permite ao projetista rapidamente conferir e verificar se a estrutura idealizada corresponde ao que se esperava no início do projeto.

Foram desenvolvidas duas versões diferentes para o desenho tridimensional dos elementos estruturais, primeiramente criou-se um programa FORMAS_A_3D que desenha a estrutura conforme são inseridos os dados da estrutura no programa FORMAS, ou seja, gerando graficamente cada elemento com base nos dados recém colocados, com possibilidade inclusive de determinar os pontos para inserção de vigas e lajes através da visão isométrica do software AutoCAD. Um outro módulo em lisp, chamado Estrutura3d, permite a obtenção dos elementos gráficos após a conclusão do programa ESPACIAL, podendo ser incluso como um módulo adicional a este referente a representação gráfica, sendo necessários somente os arquivos textos gerados pelo módulo anterior referentes a obra desejada. Dentro do programa FORMAS_A_3D, tem-se os arquivos em lisp:

formasarmado3d.lsp: escolhe-se o nome da obra assim como as características do concreto utilizado.
eixos3d.lsp: define-se as dimensões máximas e entre eixos.
pilares3d.lsp: define-se a dimensão do elemento, inserindo-o nas intersecções dos eixos, o comprimento adquirido por este será a altura total da estrutura.
vigas3d.lsp: uma vez definida a dimensão e a posição, transversal ou longitudinal, insere-se nos pontos de intersecção dos eixos.
lajes3d.lsp: escolhida a espessura e a quantidade de lajes no pavimento, escolhe um ponto de intersecção de eixos e outro oposto, obtendo as medidas em x e y.

Como inclusão no programa ESPACIAL, tem-se o arquivo estrutura3d.lsp, que baseado na leitura dos arquivos gerados de execuções anteriores, identifica o nome da obra e acessa os arquivos de dados correspondentes e obtêm os pontos e dados necessários para a construção do desenho tridimensional. Quando se considera uma modelagem estrutural tridimensional, muitas são as análises que podem ser feitas quando se compara a modelagem plana. Na utilização do programa FORMAS_A_3D, é fácil ao introduzir, por exemplo, elementos de projeto de hidráulica (tubulações) verificando se haverá interferência. Assim como no projeto hidráulico também no elétrico, dispondo-se da forma em perspectiva, é possível escolher o percurso melhor das tubulações otimizando o comprimento das tubulações.

Ao se acoplar uma ferramenta gráfica ao programa AutoCAD, há grandes benefícios a serem aproveitados ainda mais quando se considera uma representação espacial da estrutura. Será possível, por exemplo, medir volumes de cada elemento com precisão absoluta. Finalmente pode-se dizer que o grande benefício social será diminuição de tempo na realização dos projetos e economia de material e precisão maior nos cálculos de volume.                                                                            CNPQ

CONGRESSO DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO, 3., 2010,
São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, v. 6, p. , 2010