GT06 Tecnologia e Sustentabilidade de Sistemas Hidráulicos e Sanitários
Carga Horária: 32 Horas
Docente(s) Dr. Simar Vieira de Amorim/ Msc. Osvaldo Barbosa de Oliveira Junior

Objetivo
A disciplina apresenta e discute as tecnologias aplicadas aos sistemas prediais hidráulicos e sanitários (água fria, água quente, esgoto sanitário e água pluvial). Temas como racionalização de projeto e execução, patologias, relacionamento entre os diferentes agentes envolvidos, relacionamento com os subsistemas da edificação, inovação em materiais e componentes, etc. são discutidos. Serão apresentadas soluções para a sustentabilidade das edificações tais como o uso racional da água, utilização de equipamentos economizadores aproveitamento de água pluvial e medição individualizada. Serão apresentadas as tendências atuais para esses sistemas. Serão desenvolvidos exemplos práticos.

Ementa Resumida
1. Tipologia. 2. Materiais, componentes e mão-de-obra. 3. Racionalização de projeto e execução. 4. Desempenho. 5. Patologias. 6. Análise/avaliação de projetos e obras. 7. Uso racional da água. 8. Aproveitamento de água pluvial. 9. Medição individualizada.

Bibliografia Básica

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Instalação predial de água fria - NBR 5626. Rio de Janeiro, 1998.

________. Instalação predial de água quente - NBR 7198. Rio de Janeiro, 1993.

________. Instalação predial de esgoto sanitário - NBR 8160. Rio de Janeiro, 1999.

________. Instalação predial de água pluvial - NBR 10844. Rio de Janeiro, 1989.

C________. Aproveitamento de água de chuva de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - NBR 15527. Rio de Janeiro, 2007.

CD-ROM Empacotando Sistemas Prediais (v.3 da série Empacotando Edifícios) Vários autores, 1999.

AMORIM, S. V. Metodologia para estruturação de sistemas de informação para projeto dos sistemas hidráulicos prediais. São Paulo, 1997. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Departamento de Construção Civil, Universidade de São Paulo.

CTE (CENTRO DE TECNOLOGIA DE EDIFICAÇÕES). Sistema de Gestão da Qualidade para Empresas Construtoras. São Paulo, Ed. Pini, 1995..

FARINA, H. Formulação de diretrizes para modelos de gestão da produção de projetos de sistemas prediais. São Paulo, 2002. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Departamento de Construção Civil, Universidade de São Paulo.