O curso de Engenharia Civil da UFSCar foi implantado no final da década de 70, tendo recebido sua primeira turma de alunos em meados de 1978.
Em seu início, os professores do Curso de Engenharia Civil permaneceram incorporados ao Departamento de Engenharia de Produção (DEP), sob a denominação Grupo Civil, contando com a colaboração de engenheiros e arquitetos das extintas Assessoria de Planejamento e Divisão de Obras e Manutenção da Universidade Federal de São Carlos.

Com a ampliação do corpo docente, a identificação da necessidade de maior autonomia dentro de um espaço próprio propiciou a criação do Departamento de Engenharia Civil (DECiv), aprovado pelo Conselho Universitário da UFSCar em 30/10/85 e pela portaria nº 423 do Ministério da Educação em 16/06/86.

De acordo com as necessidades do Curso de Engenharia Civil, o corpo docente foi sendo gradativamente ampliado e qualificado, com titulação e experiências diversificadas nos vários campos da Engenharia Civil e Arquitetura, beneficiando as atividades de ensino de graduação e o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa e extensão e propiciando interação com a sociedade, nas formas de prestações de serviços, consultorias, assessorias, assistências técnicas, etc.

Em 1994, ocorreu a implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (Mestrado), recomendado pela CAPES em 1995. Em 2001, foi também recomendado pela Capes o Programa de Pós-Graduação em Construção Civil hoje denominado Programa de Pós-graduação em Estruturas e construção Civil.