Cristina Maria Magalhaes Granadeiro Rio

Profa. Doutora

Email: cmrio@iris.ufscar.br

Resumo

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Engenharia Civil [C. Grande] pela Universidade Federal de Campina Grande (1988) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Recursos Hidricos e de Limnologia Fisica, com enfase em modelagem hidrodinamica 3D de ecossistemas aquaticos.

Áreas de Atuação

• Interesse em pesquisa

A minha pesquisa é focada na análise, através de experimentos de campo e da numérica dos fenômenos de transporte que ocorrem em corpos d’água estratificados. É do meu interesse o estudo dos processos físicos em ecossistemas aquáticos (lagos, reservatórios e estuários), os quais são determinantes para o entendimento dos processos biogeoquímicos que ocorrem em escalas curtas de tempo nesses sistemas. Em particular, tenho muito interesse na dinâmica dos reservatórios tropicais polimíticos localizados nos grandes centros urbanos. Recentemente estou envolvida nas seguintes áreas de pesquisa:
1)modelagem hidrodinâmica e do transporte de prtículas em reservatórios tropicais;
2)estudos hidrológicos, tendo em vista a previsão dos fluxos de substâncias dissolvidas e em suspensão que chegam aos reservatórios provenientes da bacia hidrográfica.

Formação Acadêmica

• Engenheira Civil (Universidade Federal da Paraíba – 1984)

• Mestre em Engenharia Civil – Área de Recursos Hídricos
( Universidade Federal da Paraíba – 1988)